04/01/2010

Dos lugares que eu vou e vejo

Então, desci os degraus gastos meio incerta. Ao chegar na porta toda a luz do dia me ofuscou assustadoramente. Eu senti que ela transpassava minhas pálpebras e enchia minha cabeça de branco. Por uns 10 segudos eu não vi nada, detrás da minha careta.
Ao me acotumar com a luz que eu vi. Mais do que ver, eu senti.
Num patio de pedra enegrecida que se estendia à minha frente, algumas dezenas de pessoas passavam apressadas. No final dessa extensão, em um inicio de manhã eu me senti pequena diante de tal monumento.
Nunca imaginei que seria possivel mãos humanas fazer... aquilo. Em poucos segundos eu fui tomada dos mais diversos pensamentos simultâneos. Tomei conhecimento do ar limpo e fresco, tomei conhecimento da extensão do céu que me cobria e de como eu poderia ser esmagada contra o chão de repente, com medo. Eu tive plena consciencia do meu corpo e de como eu era pequena e tremi. Eu tive noção de toda a minha falta de humildade, de como eu gostaria de ter ido ali antes e de como eu não gostaria de sair.
Ao avançar para tocar na pedra bruta da catedral, eu fui tomada de uma comoção absurda, de anos de desejos, de milhões de pedidos sussurados naquelas paredes. Eu desejei também, então. Muitas coisas, eu pedi pra quem quisesse ouvir os meus pensamentos, e fui tomada de um sentimento puro de graça e gratidão;
E eu tive nojo. Tive nojo do orgulho humano e tive nojo de mim mesma, admirando um trabalho tão minimamente calculado. Eu vi beleza nos bancos de madeira escura e polida, vi beleza nos centenas de pilares que se estendiam, vi beleza refletida nos rostos das pessoas lá dentro. Eu, que nunca vi beleza em coisas perfeitas demais.

Mas então eu me dobrei na frente do altar ricamente ornamentado e chorei de tristeza, porque ninguém jamais poderia ver o que eu vi.

Die Grenzen meiner sprache, bedeuten die Grenzen meiner welt.

2 comentários:

  1. e entao voce compreendeu...
    repeti a frase final do teu texto demais eu acho.

    nao tem por que chorar. acho perfeito e digno cada um ter um pedaço do mundo só para si.
    nao é dificil aceitar...mas vc sabe... que talvez eu possa ver. se chegar bem perto, se pensar na imagem com clareza.

    se isso te deixar feliz.

    ResponderExcluir