29/09/2007

Duas de mim (Sempre Irônicas)


Como eu gostaria que as coisas acotecessem de uma forma mais simples, como a água simplesmente correndo num rio, que não houvessem tantas curvas no leito, tantas pedras... Que minha cabeça fosse menos complexa e que tudo parasse de se misturar e confundir. Eu vivo na divisa entre o rio e o mar. Eu deságuo no oceano, eu sou o oceano. Eu me sinto fechada pra tudo o mais e ao mesmo tempo aberta e infinita no horizonte de maresia.

Às vezes eu tento parecer coerente, ao menos uma vez. Às vezes eu consigo, mas na maioria das vezes eu sou apenas uma criança falando sem parar as coisas que me aparecem na cabeça, de uma forma absolutamente vazia e nem sempre inocente.
Às vezes eu tento parecer incoerente, ao menos uma vez. Às vezes eu consigo, mas na maioria das vezes eu sou apenas uma velha medindo o que dizer, pensando e rancorizando tudo o mais, sempre desconfiada, protegendo-se da própria sombra, da própria voz, mas nem sempre maliciosa.

É como se eu visse de duas formas tudo. Como duas loucas sempre rindo de mim no final. Enxergar com ciúmes e inveja, tudo o que me rodeia (ela?). Algo como "por que eu não sou assim?" ou "por que (ela) é sempre assim?". São meus dois lados, o lado que morre de um ciúmes estúpido sem fundamento e o outro que morre de uma inveja absurda, com uma raiva represada e um desprezo angustiante. Ambos errados, errôneos, imperfeitos, calejados e cansados. Como se sempre ocorresse a mesma pergunta com a mesma entonação chorosa: "Por que eu?"
Maldita pena de mim mesma.


E eu gostaria de ter o mesmo talendo, o mesmo perfume, o mesmo encantamento, as mesmas roupas, o mesmo azar (!), as mesmas companhias, o mesmo mistério, a mesma pele, a mesma dor, o mesmo passado, e a fala e o gosto e tudo o mais.



"Sim, sei bem
Que nunca serei alguém.
Sei de sobra
Que nunca terei uma obra.
Sei, enfim,
Que nunca saberei de mim.
Sim, mas agora,
Enquanto dura esta hora,
Este luar, estes ramos,
Esta paz em que estamos,
Deixem-me crer
O que nunca poderei ser."
Ricardo Reis

Um comentário: