20/10/2007

Dos dedos no guache, da Alma de Lua


Então, ao molhar seu dedo indicador no guache púrpura e escrever infantilmente seu nome no grande papel branco aberto no chão, ela se recordou da primeira palavra que escrevera, há tantos e tantos anos atrás. "Lua", recordava-se bem. Desenhava-a e escrevia-a em milhares de tamanhos e cores diferentes, desrespeitando as linhas duras do caderno de caligrafia que ganhara da mãe.


Enquanto pegava a caneta com a mão direita e lhe fazia as curvas enluaradas, segui-a também com a boca, articulando cada volta que a lua lhe apontava. A ponta da língua contra os dentes, um gostoso bico de beijo e então um alívio nos músculos da boca, abrindo-a graciosamente num derradeiro fim de noite, e lá estava ela, com suas curvas doces e pálidas, dos seus cornos apontando sempre pra cima, e sempre pra ela. Gostava da palavra, gostava de como tudo aquilo lembrava-lhe uma amiga de infância, a doce lua desenhada em linhas de escrever.


Voltou a si, escrevendo o próprio nome, encantada ainda com a lembrança que se havia há tanto sido enterrada. E olhou-se a si mesmo, uma adolescente emendando seu nome à uma palavra tão simples, como se as duas fossem uma só. A semi-adulta, pra sempre uma semi-criança, mas, e de resto? Pra sempre também a Irmã Lua, sem sombra de dúvida. Um alter-ego tão semi-deusa, uma semi-louca, pra sempre apenas semi-realista.



Para que manter os pés no chão?



... Seu lugar foi sempre cruzando as linhas que prenderiam o desenho, ultrapassando-as por uma pincelada despreocupada de guache da cor-dos-sonhos.




















"O padrão que define,
é o mesmo que aprisiona"

3 comentários:

  1. Que textinho mais delícia...
    Faz-me lembrar de menina, de coisas simples, gostosas...

    ResponderExcluir
  2. se estao eu pintasse em uma grande folha de papel canson, com o dedo indicador, um imenso céu noturno, onde embaixo se visse o inferno, desejaria voltar lá?
    foi só um sonho vc disse. nao, nao foi um sonho pra ninguem.
    e em meus sonhos recupero o que perdi de memoria, o que baco me tirou, e sabe o que eu penso?
    "inconsciencia, só mais um beijo em minha testa, pois os sonhos que nao sao sonhos me atordoam, mas me fazem completamente feliz. só um beijo a mais nesta sonhadora. vem e me leva para onde as águas sao puras, limpidas, e nas flores sinto o cheiro de canela, cravo e mel"

    ResponderExcluir